POR QUE A GRADUAÇÃO EAD SUPEROU A MODALIDADE PRESENCIAL EM NÚMERO DE VAGAS

aluno-na-unb
0

Pela primeira vez, o número de vagas oferecidas em cursos de graduação a distância (EAD) superou a oferta da modalidade presencial no Brasil. Em 2018, as instituições de ensino superior (IES) disponibilizaram 7,1 milhões de vagas para a EAD; aos cursos presenciais, 6,3 milhões.

Os números da EAD refletem um ciclo de expansão das instituições privadas e do segmento online, impulsionado pelo decreto que flexibilizou os parâmetros de abertura para polos de ensino a distância.

Em 2017, quando a portaria do Ministério da Educação (MEC) foi publicada, o Brasil tinha 4,7 milhões de vagas à EAD. Assim, o crescimento em 2018 foi de 52% em relação ao ano anterior.

Considerando os últimos cinco anos, o total de vagas na modalidade a distância registrou um aumento expressivo de 135%. Já as graduações presenciais expandiram 26% – passando de 5 milhões, em 2014, para 6,3 milhões.

Vagas em 2018 para cursos EAD. Fonte: Inep/Censo da Educação Superior. Arte: Desafios da Educação.

O país tem 8,4 milhões de alunos matriculados em cursos de graduação. Os dados são do Censo da Educação Superior 2018, divulgados na manhã desta quinta-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

EAD chega a 2 milhões de alunos

Além de oferecer mais vagas do que o ensino presencial, a EAD alcançou o índice histórico de 2 milhões de alunos. Significa um crescimento de 17% em relação a 2017 – já o ensino presencial registrou queda de 2%.

O número de alunos na modalidade EAD equivale a 24,3% do total de matrículas do ensino superior – ou uma a cada 4.

A oferta de cursos a distância também cresceu. Em 2018, foram 3.177 opções. Isso significa uma expansão de 50,7% em comparação com o ano anterior.

Ocorre que a evasão também é maior na EAD quando comparada ao ensino superior presencial – 62,2% e 55,6%, respectivamente.

Das 2.537 instituições de ensino no Brasil, apenas 14% oferecem EAD. Destas, 6% são responsáveis por 80% das matriculas do ensino a distancia.

A imensa maioria cursos EAD pertence à rede privada – onde as graduações EAD mais procuradas são Pedagogia, Administração, Contabilidade, Gestão de Pessoas e Serviço Social.

Fonte: Desafios da Educação

Notícias